Vereadores percorrem Reserva Extrativista Chico Mendes para garantir acesso aos extrativistas

União e trabalho garantirão o acesso e trafegabilidade dentro da reserva Chico Mendes garantido a integração entre Capixaba, Xapuri e a Capital, garante os vereadores capixabenses

Os vereadores Amilton Costa (Dem) e Felipe Pacheco (Dem) iniciaram uma jornada de três dias pela Reserva Chico Mendes com o objetivo de coletar as condenadas geográficas de toda a área da reserva para requer junto ao ICMBIO o licenciamento ambiental para abertura de ramais e uma dispensa ambiental para a limpeza de percurso já aberto.

De acordo com os parlamentares, nesses três dias dentro da resex Chico Mendes, de segunda-feira, 14 a quarta-feira, 16, visitaram diversas comunidades que ficam na tríplice fronteira entre Capixaba, Xapuri e Rio Branco.

O vereador Amilton Costa disse que a visita não tem preço, além do trabalho realizado de coletas as coordenadas geográficas para apresentar ao ICMBIO, houve diálogo com todas as comunidades da reserva ambiental, e relatos de histórias felizes e tristes, e que a união entre os municípios será fundamental para que mais histórias felizes se realizem, garantindo mais saúde, educação e assistência aos extrativas, moradores da reserva, salientou o parlamentar.

Hoje, a falta de acesso prejudica os extrativistas, infelizmente sem trafegabilidade dentro da reserva, há uma dificuldade imensa para o povo da região vir a sede do município comprar alimentos ou fazer negócios, dificuldade para a saúde, educação e até mesmo a assistência social, chegar nas famílias em situação de vulnerabilidade dentro da reserva. Há relatos de vários óbitos com moradores porque não deu tempo da ambulândia chegar, o que limita os atendimentos e agrava o quadro cl´nico do paciente.

Segundo o vereador Felipe Pacheco a ideia agora é levar ao conhecimento do poder executivo municipal de Capixaba, Xapuri e Rio Branco, e também ao governo estadual e federal, as informações e o relatório da visita dentro da reserva e garantir a trafegabilidde e acesso dentro da reserva Chico Mendes, em benefício da população.

Os parlamentares visitaram o Seringal São Francisco do Iracema (Xapuri), Seringal Vila Nova (Capixaba) e o Seringal Bomfim (Rio Branco).

Amilton finaliza "agora é hora de unidade, e unificar força entre os poderes executivo e legislativo de Capixaba, Xapuri e Rio Branco e lutar por trafegabilidade dentro da Resex Chico Mendes e tirar o povo do isolamento, um grande sonho de todos, estampado no rosto com a esperança de ver isso concretizado um dia". A intenção da casa legislativa de Capixaba é unificar as prefeitura e garantir que cada um faça sua parte para beneficiar o povo da reserva.