Sara Frank incentiva cultivo de maracujá no município e participa de curso do Senar com produtores

A vereadora Sara Frank (Mdb) é uma entusiasta da agricultura e produção familiar, e vem trabalhando para que agronegócio em Capixaba se fortaleça e cresça, gerando emprego e renda a população.

Atualmente a parlamentar acompanha na comunidade Nova Promissao, o curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que visa assistência aos produtores de Maracujá do município. "Eu quero parabenizar o Senar por disponibilizar o curso para os nossos produtores, isso vem de acordo com o nosso trabalho, que é incentivar a produção, cooperação, administração rural por resultados e formas de agradecer ainda mais valor na cadeia de produção dos agricultures locais" disse.

Existem mais de 500 variedades de maracujá

A parlamentar também destacou que a Nova Promissao é referência na plantação do produto 'Maracujá' no Estado do Acre, e afim de continuar desta forma e até ampliar a produção e agregar ainda mais valor a produção local, a parlamentar está incentivando produtores locais a produzirem mudas de maracujá no município.

“Temos uma produção agrícola muito forte e o maracujá foi por muito tempo um de nossos maiores destaques. Agora é preciso retomar este cultivo e devolver aos agricultores as condições necessárias para que o plantio e a colheita ocorram com a qualidade necessária”, destaca a vereadora.

Só para se ter uma ideia da importância deste fruto 'Maracujá' existem mais de 500 (quinhentas )espécies e praticamente todas elas são um alimento nutritivo. "O maracujá é a cara do verão e é uma das mais produzidas no Brasil, repleta de benefícios. Também é um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional" destacou Sara Frank.

No decorrer do curso do Senar, a parlamentar destacou que os produtores aprenderam bastante sobre o cultivo da fruta e ainda as propriedades que o maracujá proporciona e seus benefícios para saúde e boa forma dos consumidores, como a prevenção e combate contra o câncer; Suporte ao sistema imunológico; melhora a digestão; aumento da hemoglobina no sangue; melhora a saúde dos olhos; regula a pressão sanguínea; ajuda a manter o bom humor; alívio para a asma; melhora a saúde e a densidade dos ossos; age contra a insônia; melhora a circulação e por fim ajuda a manter as células do cólon saudáveis.

Sara também lembrou que o Senar disponibiliza cursos na modalidade EAD 'Online' que os produtores e interessados podem realizar através do computador ou celular com internet, e adquirir ainda mais conhecimento, através do site EAD do Senar.

Sobre o Maracujá

Foto: Embrapa

Nome científico: Passiflora edulis Sims

Família: Passifloraceae

Nomes populares: Maracujá, maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão

Nome em inglês: Passion fruit

Origem: Provavelmente Brasil

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco.