PECIM: Vereador, autoridades e pais de alunos, buscam implementar Escola Cívico-Militar em Capixaba

O vereador Amilton Costa (União Brasil) se reuniu nesta quinta-feira, 20, na Escola Municipal Nair Sombra, com autoridades locais (prefeito Manoel Maia, representante do Corpo de Bombeiros, servidores da educação, secretários) e pais, responsáveis, alunos e populares, para discutir a instalação de uma frente de trabalho para implantação de uma escola cívico-militar no município.

De acordo com o parlamentar, a agenda foi Ímpar para todos os presentes, e unidos, discutiram a viabilidade de implantar no município uma Escola Cívico-Militar. "Estamos dando o primeiro passo para implantar esse projeto audacioso, e no futuro, poder implantar uma escola militar, isso é importante e salutar para toda a comunidade escolar" frisou o vereador.

Eu na qualidade de presidente da casa legislativa, coloco a Câmara Municipal de Capixaba, a disposição para ajudar no que for necessário e digo que educação aliada a cultura, esporte e disciplina, é uma ferramenta incrível para transformação social, logo, acredito ser viável a criação de uma frente como meio de viabilizar a implantação de escolas cívico-militares na rede pública municipal, por meio de convênio com o governo federal e estadual" finalizou.

Amilton lembrou que o modelo se inspiraria em projetos já existentes em outras cidades do Brasil, que adotaram o modelo e vem tendo sucesso na educação e pontou "É um incremento à educação pública que foi proposto pelo governo federal, e que nós queremos implementar em Capixaba também" disse e continuou "a ideia de instalar este formato escolar, surge devido à necessidade de reduzir os índices de violência, evasão e repetência dos alunos. Para ele, o sistema tem um resultado positivo para o fortalecimento dos valores humanos e cívicos."

Encerrando sua participação na agenda, o vereador Amilton Costa explicou que o governo federal tem a meta de instalar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 e disse que uma pode ser em Capixaba. “O objetivo primordial do PECIM é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos Colégios Militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares”, defendeu o vereador e continou "acredito que quando queremos é se esforçamos as coisas acontece. Parabéns a gestão da escola Nair Sombra e prefeitura que estão nessa luta, conte com o poder legislativo em aquilo que for de nossas atribuições" frisou.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)

O PECIM é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.