Câmara aprova projeto que institui a semana municipal da cultura evangélica

Os evangélicos no Brasil são diversificados e se caracterizam pela pluralidade. O protestantismo é o segundo maior segmento religioso do Brasil, representado principalmente pelas igrejas evangélicas, com cerca de 61,07 milhões de fiéis, o que representa 32,70% da população brasileira.

O segmento religioso cristão protestante apresentou um forte crescimento no país nos últimos anos, aumentando seu número de seguidores em 70% no período compreendido entre 2000 e 2020. O crescimento dos evangélicos atingiu destaque no âmbito da política cultural, não sendo despercebido o interesse de valorizar as práticas, costumes e música.

Para incentivar e divulgar a prática cristã na sociedade e a contribuição da igreja para o progresso pessoal, familiar e comunitário, a Câmara Municipal de Capixaba, aprovou o projeto de lei de autoria do legislativo, que "Dispõe institui a semana municipal da cultura evangélica e dá outras providências."

Assim sendo, a partir de agora, a comemoração "Semana Municipal da Cultura Evangélica" ora instituida passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Caíxaba.

"Um projeto importante para continuarmos a celebrar a Cristo tendo agora uma semana cultural no calendário oficial da cidade, podendo receber os mais variados apoios, é uma vitória dos evangélicos e da sociedade" comemorou o presidente Amilton Costa, após a aprovação da matéria.

Mais sobre a Lei

Fica instituido no âmbito do Município de Capixaba-AC a "Semana Municipal da Cultura Evangélica", a ser comemorado, anualmente na 1° semana de agosto, começando na Segunda-Feira e o término na Marcha pra Jesus.

Parágrafo Primeiro: Será formada uma comissão de Organização, cujos representantes das instituições evangélicas que participaram do processo de elaboração, contrução e aprovação do Projeto.

Parágrafo Segundo: Cada igreja evangélica indicara, no prazo máximo de 30 (trinta) dias a partir da publicação da presente Lei, seu representante para a escolha dos membros mencionada Comissão organizada e Conselho Fiscal, mediante oficio encaminhado à Presidência da Câmara Municipal.

Parágrafo Terceiro: Após efetivamente formada a Comissão Organizadora, terá um prazo de 60 (sessenta) dias podendo ser prorrogado por igual periodo para apresentação a aprovação do Regimento Interno aos membros indicados de cada ifreja que se faz presente na criação desse projeto.

Justificativa A Semana da Cultura Evangélica, vem de encontro a uma enorme parcela da População deste muniicpio. A oficialização da presente data proporcionará para todos que propagam o Evangelho em nosso municipio, um novo passo, na conquista de seus ideais, visando programar e realizar atividades em beneficios de todo o municipio. O projeto tem por finalidade resgatar as atividades culturais evangélicas no municipio, bairros etc. Visando um amplo encontro na programação do evangelho e nas diferentes apresentações. Anualmente marcará esse evento o municipio de Capixaba, trazendo as diversas igrejas do nosso municipio a uma comunhão conjunta e de comunhão e festividade. Sendo assim, o presente projeto de lei tem por obejtivo não apenas homenagear esta importante entidade de ações sociais e de vasta cultura, como também permitir uma maior integração com as comunidades, desmitificando a imagem de isolamento antissocial que muitas pessoas carregam por não conhecerem a cultura desse povo de bem.

Para finalizar, entendemos que esta proposição reverterá em enormes benefícios para a população de nossa cidade que, direta ou indiretamente, é assistida pelos inúmeros trabalhos sociais desenvolvidos pelas igrejas evangélicas e, desta forma, socilitamos a aprovação dos nobres pares apra este projeto de tão grande relevância.