• Ascom

Vereadores acompanham coleta de água no Depasa para atendimento a resolução Conama nº 357/2005


Os vereadores Amilton Costa, Felipe Pacheco, Leidiane e Antônio França. acompanharam o serviço de coleta de água na estação de tratamento do Depasa em Capixaba.


A pedido da gerente do Depasa em Capixaba, Mariana, os vereadores estiveram presentes para acompanhar o trabalho de coleta de água realizado pela Bióloga, Adriana Evangelista, chefe de controle de qualidade do Depasa. A técnica fez a coleta da água para as análises descritas na resolução do Conama, nº 357/2005, e agora a água coletada será encaminhada ao laboratório PROÁGUA AMBIENTAL - Análises de Água, situado no município de Francas no estado de São Paulo.


Segundo os vereadores de Capixaba, há um protocolo para coleta de água, e segue o que estabelece a resolução nº 357/2005 que "Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.".


Até a coleta a unidade do Depasa deve observar para a coleta da água para a realização da análises de potabilidade e ambientais, uma série de quesitos, a saber: Observar a torneira, a mesma não deve ter aeradores ou filtros, nem apresentar vazamentos. deve ser feito a desinfecção da torneira com álcool a 70% ou Solução de hipoclorito. Não pode haver respingos da torneira e a água deve escoar aproximadamente um a dois minutos ou o tempo suficiente para eliminar a água parada no ramal domiciliar, para só depois a técnica remover a tampa do frasco de vidro esterilizado junto com o papel protetor, com todos os cuidados de assepsia, tomando precaução para evitar a contaminação da amostra pelos dedos ou outro material.


Após todos os procedimentos a água é envia para o laboratório que determinará se a água tem qualidade para o consumo, sem riscos a saúde, além de permitir a avaliação da eficiência do sistema de tratamento local.


Galeria de Fotos


0 comentário