top of page
  • Foto do escritorAscom

Vereador Felipe Pacheco reivindica possibilidade de pagamento de 14º salário aos ACS e ACE


Vereador Felipe Pacheco acompanha Acs e Ace do município e reivindica ao executivo elaboração de PL que conceda o 14º salário aos agentes de saúde de Capixaba


O vereador Felipe Pacheco (União Brasil) participou de uma reunião na prefeitura de Capixaba, com o prefeito Manoel Maia (DEM) e a secretária municipal de saúde Núbia Rodrigues e dialogaram sobre o pagamento do 14º salário dos ACS e ACE do município.


De acordo com o vereador Felipe Pacheco, que atuou como agente de saúde por 12 anos no município, se a procuradoria do municípo decidir pela constitucionalidade do projeto de lei será uma conquista inédita que será ofertado a classe trabalhadora que diariamente viista as residências e contribui com as políticas públicas de saúde. "Estmaos lutando para melhorar as condições de vida dos agentes de saúde (ACS/ACE). Esperamos que dê certo e o 14º salário possa ser apreciado e votado no parlamento" pontou o parlamentar.


Durante a agenda que reuniu cerca de 10 (dez) pessoas, entre prefeito, secretária de saúde, agentes de saúde e o vereador Felipe Pacheco, e após a explanação da categoria e do parlamentar, o prefeito destacou que o poder executivo municipal irá encaminhar a casa legislativa o projeto de lei, a fim de que o pagamento do 14° salário para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), da Secretaria Municipal de Saúde, possa ser pago, caso o parecer jurídico garanta a constitucionalidade da matéria.


Os agentes comunitários de Saúde e Endemias de Capixaba agora ficam na expectativa de receber um adicional de salário. Dando tudo certo, o projeto deve chegar na casa legislativa nos próximos dias e a expectativa é que numa sessão extraordinária, a ser realizado nos próximos dias, provavelmente no início do próximo ano, seja apreciado e votado na Câmara o pagamento do 14º salário, para que a prefeitura possa efetuar o pagamento deste benefício aos profissionais.

"É uma iniciativa que valoriza a categoria, trás mais incentivo e condições de trabalho, além de contribuir com um início de ano mais próspero, um 2023 com mais esperança e uma qualidade de vida melhor. Espero que esse projeto chegue a casa mesmo, conforme disse o prefeito na agenda que tivemos ainda pouco" frisa o parlamentar.

O parlamentar agradeceu o prefeito Manoel Maia e disse que o gestor irá deixar um legado na vida de todos os agentes de saúde de Capixaba, se o PL for concretizado. "Anteriormetne ao mandato de vereador, atuei por 12 anos como ACS, sei as dificuldades que enfrentamos destacou e afirmou o seu compromisso com a categoria em continuar ajudando e trazendo melhores condições de trabalho. “Conheço a saúde pública de perto, como agente de saúde por 12 anos vi o quanto o trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias é fundamental. Desde que assumiu meu mandato na Câmara, como vereador, reforcei ainda mais essa grande parceria com os agentes comunitários e com os servidores em geral. Buscando atender todas as demandas. Nos períodos mais difíceis que passamos nos últimos anos, os agentes comunitários foram essenciais e toda ação positiva é um gesto de gratidão da nossa parte para com eles" disse.


Agora, estamos aniosos e aguardando que o prefeito envie o projeto a casa legislativa para apreciarmos e votarmos em caráter de urgência, e fazer a diferença na vida dos agentes de saúde de Capixaba, finaliza o vereador Felipe Pacheco.

0 comentário

Comments


bottom of page